quinta-feira, 24 de março de 2011

O que é rastafarismo?



O rastafarismo ou movimento rastafári, é um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I, antigo imperador da Etiópia, como a representação terrena do Deus Jah. O termo rastafári tem sua origem das palavras Ras ("príncipe" ou "cabeça") e Tafari ("da paz"), a origem deste termo vem da palavra Rastafari Makomen, título dado a Hailê Selassiê I.

Este movimento religioso surgiu na Jamaica, nos anos 20, entre a classe trabalhadora e de camponeses negros, baseado numa interpretação bíblica onde o único monarca africano, por seu status, merecia o título de Rei dos Reis, título tal que foi dado pela Igreja Ortodoxa Etíope.
Outro motivo do surgimento desta religião era o grande sofrimento da população africana, o que propiciava um grande espaço para o surgimento de novas religiões, acompanhadas por líderes religiosos.

Características do Rastafári:
-Uso das cores verde, dourado e vermelhas, que representam a bandeira da Etiópia, como símbolo da religião.
-Uso de maconha, chamada de “erva” pelos praticantes da religião, é liberado, pois de acordo com sua ideologia ela serve para purificar os rituais.
-Eles defendem com “unhas e dentes” a cultura africana, que por muito tempo foi menosprezada pelos europeus.
-Outro costume comum era a proibição do corte dos cabelos. Essa tradição religiosa Rasta também é fundamentada em diretrizes sagradas.

Os grandes defensores da religião rasta foram Marcus Grey, que era considerado um profeta desta religião e o cantor jamaicano Bob Marley, quem popularizou o Rastafarianismo no mundo. by 
JAH



Nenhum comentário:

Postar um comentário