segunda-feira, 21 de março de 2011

Resumo



O Reggae “nasceu” na Jamaica no fim da década de 1960. Embora algumas vezes seja usado num sentido mais amplo para se referir à maior parte dos tipos de musica jamaicana, o termo reggae indica mais especificamente um tipo particular de música originado do desenvolvimento do ska e do rocksteady.
O reggae se baseia num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank. O estilo normalmente é mais lento que o ska, porém mais rápido que o rocksteady, e seus compassos normalmente são acentuados na segunda e na quarta batida, com a guitarra base servindo ou para enfatizar a terceira batida, ou para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado. É principalmente essa "terceira batida", sua velocidade e o uso de linhas de baixo complexas que diferencia o reggae do rocksteady, embora estilos posteriores tenham incorporado estas inovações de maneira independente.
O Ícone
O principal “nome” do reggae é o do cantor, compositor, guitarrista e filosofo jamaicano Bob Marley (Robert Nesta Marley, que nasceu em Nine Mile, 6 de fevereiro de 1945 e morreu em Miami, 11 de maio de 1981), que ficou famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafáris" pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas.
Bob foi casado com Rita Marley, uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailersdepois que eles alcançaram sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado musical de seu pai. Outros de seus filhos, Kymani Marleye Damian Marley (vulgo Jr. Gong) também seguiram carreira musical.
Evolução do Reggae
Na década de 1950, começam surgir os grandes nomes do reggae como, por exemplo, Delroy Wilson, Bob Andy, Burning Espear e Johnny Osbourne, e as bandas The Wailers, Ethiopians, Desmond Dekker e Skatalites. Nesta época, grande parte das rádios da Jamaica, de propriedade de brancos, se recusavam a tocar reggae. Somente a partir da década de 1970, o reggae toma corpo com cantores que ganham o mundo da música. Jimmy Cliff e Bob Marley tornam o reggae um estilo musical de sucesso no mundo todo. Em 1971, a música I Can See Clear Now de Johnny Nash, assume o topo na parada musical de várias rádios na Inglaterra e Estados Unidos.
Os anos 70 (década de 1970) foi a época dos grandes sucesso do reggae. Várias músicas marcaram época e alcançaram o topo na lista de sucesso das rádios: I Shot the Sheriff (versão de Eric Clapton ), Peter Tosh com Legalize It e No Woman , No Cry de Bob Marley.
Vários cantores e bandas passam a incorporar o estilo reggae a partir dos anos 80 (década de 1980). Eric Clapton, Rolling Stones e Paul Simon fazem músicas, utilizando a batida e a sonoridade dançante e suave. Atualmente, vários cantores e bandas fazem sucesso nesse gênero musical : Ziggy Marley, Beres Hammond, Pulse, UB 40 e Big Mountain.
Reggae no Brasil
Foi na região norte do Brasil que o reggae entrou com mais força. No estado do Maranhão, principalmente na capital São Luís, é comum a organização de festas ao som de reggae. Na década de 1970, músicos como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor são influenciados pelo estilo musical jamaicano. Na década de 1980, é a vez do rock se unir ao gênero da Jamaica, nas letras do grupo Paralamas do Sucesso.Na década de 1990, surgem vários músicos e bandas. Podemos citar como exemplo : Cidade Negra, Alma D'Jem, Tribo de Jah, Natiruts, entre outras...



2 comentários:

  1. PArabéns pelo blog...muito massa...se você puder colocar o nome e autores de algumas músicas que você conhece, para eu correr atras aqui e senti um pouco desse mundo reggae ai mesmo...porque eu só conheço o Bob e alguns que todos conhecem...Mas legal a história ai, massa mesmo...

    ResponderExcluir
  2. meus parabens mesmoo, esse bloog legal fala muito sobre reggae . mais tambémn de cantor bom mesmoo, de reg eu só conheço o bob marley ... melhores cantores ! *-* ( vinicius santos ) .

    ResponderExcluir